quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Power Yoga ou Hatha Vinyasa Yoga e seus benefícios

Yoga é uma antiga filosofia de vida que se originou na Índia há mais de 5000 anos e é considerado o mais antigo e holístico sistema para colocar em forma o corpo e a mente.  Literalmente, Yoga significa união, pois visa unir e integrar o corpo, a mente e as emoções para que o ser humano seja capaz de agir de acordo com seus pensamentos e sentimentos.

A prática do Yoga induz a um profundo relaxamento, tranqüilidade mental, concentração, clareza de pensamento e percepção interior juntamente com o fortalecimento do corpo físico e o desenvolvimento da flexibilidade.

O Power Yoga,ou também chamado Hatha Vinyasa Yoga, é apenas um estilo de praticar o Hatha Yoga combinando a prática de posturas e movimentos fluidos acoplados a uma respiração dinâmica.  Sua prática é tridimensional, ou seja, o corpo, a respiração e a consciência são trabalhados em conjunto.
Sua origem está na combinação de técnicas já consagradas, do Hatha Yoga e do Ashtanga Yoga, principalmente desse último método, redescoberto em manuscritos antigos pelo Mestre Krishnamacharya de Missore , que chegou a ensiná-lo nos palácios dessa cidade do Sul da Índia e deixou seu legado principalmente a dois de seus discípulos: B. K. S. Iyengar e Sri K. Pattabhi Jois.
As técnicas mais utilizadas são os Ásanas, Pránáyáma, Yoganidra e Meditação.




Principais efeitos do Power Yoga:
·         desenvolve o tônus muscular,
·         alonga os músculos devolvendo agilidade aos movimentos;
·         amplia a capacidade pulmonar;
·         fortalece o sistema cardiovascular e harmoniza o endócrino;
·         reduz o estresse;
·         aprimora o alinhamento da postura;
·         melhora a circulação sangüínea;
·         aumenta a resistência física, equilíbrio, e consciência corporal.



Nenhum comentário:

Postar um comentário