quinta-feira, 14 de outubro de 2010

DICAS DE LUGARES PARA PRATICAR YOGA EM LONDRES




Esta matéria foi publicada na edição deste mês de outubro no Yoga Journal, numa versão editada.
Aqui aproveito para divulgar na íntegra minha experiência e meu texto original. Praticar yoga na Europa pode fazer parte dos seus planos de viagem quando for para Londres e Paris e essas dicas podem ser úteis.
Aos poucos vou postá-las aqui.

Em estúdios exclusivos de yoga é possível escolher entre diversos estilos disponíveis para fazer desde uma aula avulsa ou cursos, workshops e até mesmo treinamentos especializados para estudiosos e professores de yoga.
Aulas de yoga também estão disponíveis em “academias” dedicadas ao bem estar e que oferecem, além de yoga, outras atividades físicas voltadas ao equilíbrio emocional e físico, como aulas de pilates, tai chi chuan, alongamento, massagens de várias origens (thai, japonesa, indiana,etc), terapias e tratamentos de beleza e saúde que podem incluir banhos, limpeza de pele, cromoterapia, reflexologia, entre outras técnicas.
Os estúdios na Europa são menores e a maioria não tem muita sinalização na porta ou no prédio onde estão instalados. Por isso é bom ter uma boa referência de como chegar e traçar o melhor caminho até o lugar, já que muitas vezes estão localizados em ruas pequenas e lugares bem “escondidos” da nossa vista acostumada a grandes placas na porta.
Todos fornecem o material necessário para as aulas e alguns possuem pequenas lojas vendendo mats, roupas, livros, CDs e produtos relacionados ao yoga, além de pequenas lanchonetes ou restaurantes naturais.
Em qualquer lugar do mundo será sempre mais agradável praticar no seu próprio mat, mas quando isso significa transportá-lo internacionalmente entre malas, mochilas, aviões, trens, traslados..... pode ser  um incômodo ou um peso a mais a ser evitado! Os estúdios são bem equipados com mats, cobertores, bolsters, fitas e bloquinhos.
Os preços das aulas não são muito diferentes do Brasil, variando conforme o bairro onde está localizado o estúdio, o estilo e duração das aulas, a projeção pessoal dos professores, do espaço, entre outros fatores que pesam no valor cobrado.
Em Londres as aulas avulsas custam em média de 10 a 20 pounds, com duração de uma hora ou uma hora e meia, e workshops de três horas custam entre 50 e 70 pounds. Em Paris as aulas avulsas custam de 10 a 30 euros e workshops na faixa de 70 euros.

LONDRES
O perfil do povo londrino é baseado na diversidade cultural, racial, de estilos, cores e pessoas diferentes, mas que respeitam a liberdade de cada indivíduo, seu jeito de ser e expressar-se. Adoro!

TRIYOGA
O estúdio Triyoga é um retrato da riqueza dessa diversidade! É conhecido como um centro de excelência em yoga, pilates e tratamentos terapêuticos que utilizam diferentes técnicas: acupuntura e  acupressão (acupuntura sem agulhas); massagem com aromaterapia; massagem com técnicas asiáticas; tratamentos ayurvedicos como abhyanga, marma, kali busti e shirodhara; massagem balinese; bengali; CBT (cognitive behavioural therapy); equilíbrio energético dos chakras; terapia craniosacral; psicoterapia gestalt; osteopatia; consultoria nutricional; tratamentos faciais; sistema chinês de cura qi gong; reflexologia; reiki; shiatsu; massagem thai; entre outras.
Em fevereiro de 2000 o Triyoga iniciou suas atividades, seguindo a filosofia do fundador Jonathan Sattin de oferecer fundamentalmente um centro de alta qualidade em bem estar, combinando os elementos básicos do yoga, pilates e tratamentos terapêuticos. 


Hoje são três unidades estrategicamente posicionadas nos bairros de Primrose Hill (a primeira), Covent Garden (2003) e Soho (2005), oferecendo salas espaçosas e totalmente equipadas, cursos, workshops, treinamento de professores, além de loja dispondo de mats, livros, CDs, roupas e produtos de beleza, café com lanches e refeições naturais rápidas totalmente orgânicas e creche para bebês.  
As aulas de yoga estão disponíveis em diversos horários e os professores combinam vários estilos de hatha e yoga clássico e criam seu próprio estilo em aulas mais dinâmicas ou mais restaurativas, para todos os níveis de praticantes. A grade de aulas indica o nível de prática para que os alunos escolham, seguindo as recomendações dos professores, se fará aula para iniciantes, Nível 1, 2 ou 3, ou ainda as aulas abertas para todos os níveis. Na programação é possível ter mais detalhes de cada aula, inclusive o estilo predominante que pode ser Ashtanga, Iyengar, Kundalini, Anusara, Vinyasa Flow, Yoga Restaurativa, aulas para crianças, gestantes e também particulares.
Workshops e aulas com professores internacionais fazem parte da programação diversificada e profissional do Triyoga: mantras com Krishna Das; Anusara com Bridget Woods Kramer; ashtanga vinyasa yoga com John Scott e Sarah Cullen; vinyasa flow yoga com Seane Corn; dharma yoga master class com Dharma Mittra; meditação e ásanas com Kino MacGregor;  shamanismo e ashtanga yoga com Danny Paradise; treinamento de professores em ashtanga com David Swenson; entre outros.
1) primhose hill – nw3 3aj – 44 (0) 207 483 3344 – metrô mais próximo: chalk farm
2) soho – 2º andar – kingly court – w1b 5pw – 44 (0) 207 483 3344 - 
metrô mais próximo: oxford street
3) convent garden – wallacespace, 2 dryden street – wc2e 9na – 44 (0) 207 483 3344 - 
metrô mais próximo: covent garden

Nenhum comentário:

Postar um comentário