terça-feira, 3 de setembro de 2013

Jala Neti Kriya - um resumo do livro do Dr. David Frawley

NETI: SEGREDOS TERAPÊUTICOS DO YOGA E DO AYURVEDA
Dr. David Frawley
Tradução : Paulo Sales – Editora Pensamento
Título Original: Neti: Healing Secrets of Yoga and Ayurveda

RESUMO: JUSSARA RODRIGUES

Pequeno livro dedicado a apresentar os benefícios da higiene diária de limpeza das narinas através do “lota”, jarro usado no Neti Kryia, técnica de irrigação ou limpeza das vias respiratórias superiores com água morna. Também voltado ao uso terapêutico avançado com uso de ervas e óleos.

PARTE I – o que é e como usar o Lota

1. O LOTA E A PRÁTICA DA IRRIGAÇÃO NASAL

A má qualidade do nosso ar

É através do nariz que filtramos o ar que respiramos, e através dele mantemos contato com o ambiente externo e com várias toxinas e agentes irritantes potenciais, obrigando-o a filtrar a poeira, o pólen e os diversos poluentes de nossa vida moderna, os quais não podemos ver ou sequer, na maioria das vezes, detectar pelo olfato.
Provavelmente nenhum órgão do corpo tem de se adaptar tão rapidamente a tamanha diversidade de influências.
Nossos sínus debilitados geralmente resultam em dor, em especial sob a forma de dores de cabeça, que podem reduzir enormemente a qualidade e o conforto de nossa vida. A fraqueza ou obstrução dos sínus pode reduzir nossa capacidade de trabalhar, desfrutar do lazer ou fazer o melhor uso possível, seja qual for, de nossas energias na vida.

Alimentos mucoestimulantes

Também existem causas internas igualmente importantes dos problemas nos sínus e nos pulmões. A principal causa dessas causas internas é nossa alimentação moderna, que contém grandes quantidades de alimentos mucoestimulantes. Entre eles os laticínios, pães, massas, doces, gorduras e frituras de todos os tipos. Todo alimento gorduroso demais, doce demais ou salgado demais estimula a produção de muco. As bebidas também elevam a taxa de muco do organismo, principalmente os refrigerantes. O leite também pode ter esse efeito, assim como os sucos de frutas consumidos durante as refeições. O consumo excessivo de água fria ou gelada também tem esse efeito.
Um dos principais lugares onde o excesso de muco se acumula é na cabeça, que naturalmente produz muito muco para proteger as vias nasais e os sínus e filtrar o ar que respiramos. Esse excesso pode obstruir os sínus e prejudicar nosso processo respiratório tanto quanto qualquer poluente externo.
O estilo de vida sedentário da maioria das pessoas contribui para o acúmulo de muco no organismo advindo de fatores alimentares e ambientais. A má circulação devida à falta de exercícios impede a eliminação adequada do muco. O excesso de tempo em posição sentada ou deitada contribui para essa condição de estagnação do corpo e da mente, permitindo que essas toxinas se acumulem.

O papel do lota na proteção as narinas
O uso do lota permite purificar o filtro das passagens nasais de modo que eles possam funcionar melhor e com maior eficiência. Ele ajuda a remover do organismo o muco que produzimos devido a nossa dieta inadequada ou estilo de vida nocivo e que se aloja na cabeça.

Desintoxicação, redução do peso e rejuvenescimento
Problemas como congestão, ressecamento ou dor de cabeça sinusal diária ou sazonal podem ser tratados com o uso do lota. É muito útil também para tratar de gripes, resfriados e doenças pulmonares correlatas, embora o uso nessas condições mais agudas exija maior cautela e experiência.

2. INTRODUÇÃO AO YOGA
O lota data de centenas ou até milhares de anos de história da Índia. Tanto a tradição do yoga quanto a medicina ayurvédica compreendem uma ampla gama de técnicas de purificação interna para o corpo e a mente. O lota se insere na ênfase geral em ajudar-nos a nos purificar para que possamos atingir o bem-estar físico, mental e espiritual em nossa vida.

3. INTRODUÇÃO AO AYURVEDA
O ayurveda é a ciência irmã do yoga para cura do corpo e da mente.
Os três doshas = tipo psicofisiológico de cada pessoa são uma extensão da teoria dos cinco elementos.

VATA = VENTO – ar e éter – energia vital em circulação ou contida nos canais, articulações e cavidades do corpo.
PITTA = AQUILO QUE COZINHA – fogo e água – é o aspecto fogo ou calor do sangue, bile, enzimas e líquidos oleosos do corpo.
KAPHA = AQUILO QUE MANTÉM A INTEGRIDADE – água e terra – fluidos vitais contidos nos revestimentos da pele, membranas mucosas, órgãos e músculos que constituem o elemento terra do corpo.

Purificando os canais da cabeça
As principais vias de entrada das substâncias do ambiente, as aberturas e orifícios da cabeça, boca, olhos, orelhas e narinas devem ser purificadas e protegidas. As narinas principalmente porque trazem o olfato e a entrada de oxigênio e prana, nossa principal fonte de energia.

4. PRANA E CURA PRÂNICA
Prana, segundo os grandes yogues, é a profunda inteligência natural que gera todo o universo. É a força de propulsão fundamental que conduz todas as atividades do universo e que tem raiz na consciência. É o sopro de Deus.
Nosso prana individual compõe o campo energético que gera, sustenta e opera o corpo físico. Esse campo prânico se estende por uma área de cerca de 30 cm em torno do corpo e forma nossa aura. É responsável por nossa capacidade de digestão, tom da pele, agudeza dos sentidos, destreza dos órgãos motores, força do sistema imunológico e equilíbrio geral do organismo físico. Preservar seu fluxo adequado, no corpo e em torno dele, é fundamental para a saúde e bem-estar em todos os níveis.

Prana e saúde
Como força vital é a principal força de cura.
Pode ser absorvido através do alimento que comemos e as ervas fortalecem ou estimulam o prana a executar diversas atividades funcionais como a transpiração, a circulação, a diurese e a excreção com efeitos terapêuticos.
A massagem proporciona prana por meio do toque terapêutico.
Há vários canais pelos quais o prana entra no corpo mas o mais evidente é pelos pulmões, durante o processo de respiração. Além do alimento digerido, o prna também é absorvido pela pele, pelos sentidos e pela mente.
Através dos processos de eliminação do corpo para remover toxinas ou resíduos também o prana é eliminado na excreção de muco pelo nariz, no ar expirado pelos pulmões, no suor da pele, na urina ou nas fezes, e através desse processo o prana é purificado.

A função das narinas e dos sínus
As vias nasais são nossas portas para a vida, nosso primeiro ponto de contato com o ar exterior e sofre também com a vulnerabilidade desse contato.
Os sínus servem para filtrar o ar de modo que os pulmões possam melhor absorver o oxigênio. Eles purificam o ar para a contínua extração de prana, o qual ocorre posteriormente nos pulmões e no coração.
Esse prana sutil não é simplesmente oxigênio, mas uma energia vital e percepção vinda do universo consciente como um todo. Ele nos conecta com a inteligência e a vitalidade superiores do cosmo.
Isso significa que, quando os sínus não estão funcionando adequadamente, toa a nossa absorção de prana está prejudicada, do primeiro ao último estágio.
Quando nossos sínus estão congestionados e respiramos pela bovca, deixamos de obter esse prana sutil que estimula a mente. É por isso que, quando respiramos pela boca, estamos mais sujeitos à inércia e ao cansaço. Respirar pela boca, além disso, resulta em aumento da quantidade de muco no corpo. Sem o fluxo de ar para purificá-lo, o muco se acumula também nos sínus e nas narinas.

O prana na cabeça
O prana absorvido pelos sínus pode ser chamado de “prana na cabeça”. Os sínus estão relacionados a todos os cinco sentidos.
Os problemas nos sínus não se limitam aos órgãos dos sentidos, mas estendem-se aos órgãos motores, particularmente os órgãos vocais.
Este prana da cabeça afeta o cérebro e mesmo a mente. Sínus obstruídos prejudicam a recepção de prana e até mesmo o fluxo de sangue adequado para a cabeça e o cérebro resultando em inércia mental, sonolência, desorientação e outras formas de baixa energia mental. Gera também redução da energia emocional que pode resultar em depressão, ansiedade e outros problemas psicológicos.

Os sínus e o sistema imunológico
Normalmente as gripes e resfriados e os primeiros estágios da maior parte das doenças febris começam na cabeça, em geral como um resfriamento. Sínus debilitados ou congestionados nos tornam suscetíveis a doenças contagiosas, de um resfriado comum a febres e infecções mais graves.
O lota é um bom modo de nos ajudar a melhorar nosso prana e fortalecer nossa imunidade.

5. COMO USAR O LOTA
Água filtrada morna e sal dissolvido.
Para tratar dores de cabeça ou congestões dos sínus pode-se usar água mais quente. Em casos de inflamação nasal água fria.
O sal não-iodado é melhor. É usado para proteger o revestimento mucoso, preservando o nível de hidratação.

Como preparar a solução para o lota
¼ COLHER DE CAFÉ DE SAL
1 XÍCARA DE ÁGUA POTÁVEL MORNA
Dissolver bem

Procedimento geral
Comece pela narina direita. Verta a água pela narina direita até sair pela esquerda. Respirando pela boca.
Faça o mesmo pela narina esquerda.
Quando terminar assoe as narinas várias vezes. (kapalabhati)

Precauções no uso do lota
NÃO USE QUANDO:
• HOUVER SANGRAMENTO NAS NARINAS
• INFECÇÃO DOS SÍNUS OU CONGESTIONADOS
• SE SOFRER DE ASMA TOMAR CUIDADO DURANTE ATAQUES AGUDOS

Quando usar o Lota
O melhor momento do dia é bem cedo pela manhã após levantar-se.

O Neti e Problemas Específicos
O uso com ervas e óleos especiais na solução do lota pode ser indicado para tratamento de vários problemas de saúde mas requer a orientação de um profissional de saúde
Em alguns casos o uso deste Kriya é especialmente indicado.

Desvio de septo - que inibe o fluxo de ar por uma das narinas, causando muita congestão e outros desequilíbrios, pode ser aliviado com o uso do lota para manter ambas as narinas desobstruídas.
Pólipos nasais – amolecendo o revestimento mucoso do nariz o lota melhora a circulação na região e algumas ervas podem ser benéficas.
Gripes e resfriados – o gengibre, em pequenas quantidades,como um chá colocado no lota, pode ajudar a descongestionar o sistema respiratório e alivia o muco da cabeça para a garganta, que provoca tosses
Glândulas inchadas – removendo o muco da cabeça e desobstruindo a circulação de energia, o lota ajuda a limpar o sistema linfático e a reduzir o inchaço das glândulas, especialmente as que ficam na cabeça, no pescoço e no peito. Pode ajudar em caso de crianças com adenóides grandes.
Alergias sinusais – é melhor usar o lota durante a fase não-aguda da doença, como medida preventiva. Com as narinas desobstruídas os poluentes e pólen que causam ou agravam as alergias são filtrados.
Asma – as que são de origem alérgica são aliviadas com o uso diário do lota porque mantém as vias nasais livres de agentes alérgenos, irritantes e poluentes.
Dores de cabeça – e enxaquecas são aliviadas porque melhora a circulação na cabeça. Uso de ervas como gengibre ou cálamo podem proporcionar maior alívio.
Má digestão – com maior prana ou energia vital sendo ativada a partir da respiração desobstruída também o apetite e digestão são melhorados.

Um comentário:

  1. Olá, por que não continuas com o blog. Muito bacana e informativo. Obrigada.

    ResponderExcluir