quinta-feira, 5 de setembro de 2013

AYURYOGA:equilíbrio dos Doshas através do Yoga


AYURVEDA E YOGA
Desde a sua origem, há mais de 5.000 anos, o Yoga sempre caminhou junto com a Ayurveda e são mencionados nos Vedas e nas Upanishads, textos mais antigos da humanidade.

“ Yoga é a ciência da união com o Divino, com a Verdade, e o Ayurveda é a ciência da vida. Yoga participa com o Conhecimento e o Ayurveda com a perfeita saúde. Portanto, um yogi que não conhece o Ayurveda é um meio-yogi e um terapeuta ayurvêdico que não conhece o Yoga é um meio-terapeuta ayurvêdico. O objetivo do Yoga é a união com o Ser Supremo, mas essa união só pode ser obtida quando você tem um corpo saudável, uma mente saudável e uma consciência saudável. Assim, Yoga e Ayurveda são os alicerces da vida. São as duas faces de uma mesma moeda. Eles são Um. Ásana, pránáyáma, relaxamento, mantra e meditação são algumas das principais prescrições do Ayurveda“ .
Depoimento feito pelo Dr. em Ayurveda, Dr. Vasant Lad,.

Do livro “ Yoga for Your Type”, de David Frawley e Sandra Kozak, as seguintes definições esclarecem as duas ciências da seguinte forma:

Yoga em sânscrito significa União.
Através das posturas e técnicas respiratórias nos ensina a dissolver os bloqueios como medo, ansiedade, stress, e limitações impostas por nós mesmos. Ajuda a desintoxicar a mente e o corpo através do trabalho com glândulas e órgãos e todos os sistemas do corpo, incluindo o energético, físico, mental e espiritual.

Ayur em sâncrito significa Vida. Veda significa Conhecimento.
A Ayurveda é a ciência que descreve os benefícios e desvantagens, as alegrias e tristezas da vida, além do que é bom e ruim para a vida, como também a própria dimensão da vida.
O yoga clássico é um caminho para o autoconhecimento através da nossa união com a consciência pura que transcende o mundo externo e suas limitações.

Yoga e Ayurveda refletem a idéia védica que devemos viver de acordo com nossa natureza única e suas capacidades particulares.

Segundo o Ayurveda todos possuímos diferentes tipos de constituição individual na mente e no corpo. As necessidades de um tipo em termos de comida, exercícios e estilo de vida serão diferentes de outros tipos.

Num artigo do professor Pedro Kupfer sobre os Sutras 12,13 e 14 de Patanjali, no Cadernos de Yoga 09, “Foco, atitude correta e desapego”, seu comentário sobre o sutra 13 - Abhyasa e a importância da prática diária, Kupfer diz que
“Abhyasa significa repetir e por isso é necessário que cada um ache sua prática pessoal, seu próprio sádhana, através da auto-observação (svadhyaya), do conhecimento de um amplo leque de técnicas, bom senso e objetividade”.

“Em termos de prática, não existem no Yoga receitas universais.
Existe sim o YOGYA, a possibilidade de adaptar as diferentes técnicas e práticas às condições, habilidades e necessidades de cada um.”

Fundamentando-se também nas afirmações do Hatha Yoga Pradipika:

“A função principal da prática dos ásanas é reduzir rajas e aumentar sattva”.

Os ásanas são um veículo da energia no corpo para ajudar
no equilíbrio dos doshas.

No livro “Ayurveda e a Terapia Marma”, do Dr. Avinash Lele, Dr. David Frawley e Dr. Subhash Ranade, encontramos mais recomendações nesse sentido:

“Um dos principais objetivos da prática do ásana é garantir o correto fluxo de prana através das diversas regiões marmas.”
“Os ásanas podem ser usados para estimular e equilibrar os marmas de diversas maneiras. Da mesma forma, certos marmas podem ser manipulados enquanto uma pessoa realiza diversos ásanas,
com o intuito de aumentar seus efeitos”.

Os pontos Marmas (zonas vitais e sensíveis do corpo; principais juntas e orifícios que contém espaço e retém ar ou energia) se tornam centros-chave de energia para a prática do yoga e as posturas afetam a energia contida nos membros do corpo, nas juntas e na espinha, áreas que possuem pontos importantes. A prática de pranayamas, bandhas e meditação também ativam esses pontos, liberando energia e equilibrando os doshas.

Os marmas estão ligados aos nadis (nervos sutis) e aos chakras (centros de energia) do corpo delgado e da mente. Eles controlam a ligação entre os corpos físico e sutil (prânico) e o intercâmbio de energia e informações entre eles.

As três principais regiões marmas – cabeça, coração e bexiga ou abdome inferior – são as três principais zonas de sensibilidade do corpo. Embora todos os órgãos e estruturas do corpo possam estar relacionados a todos os três doshas de alguma forma, o abdome inferior e sua ligação com os órgãos urinários e excretórios está mais relacionado ao Vata, o coração e sua ligação com o sangue está mais conectado ao Pitta e a cabeça com sua complexidade de nervos e tecidos do cérebro se refere ao Kapha.

De acordo com o Sushruta Samhita:

“Os marmas são lugares onde os três doshas (Vata, Pitta e Kapha) estão presentes, junto às suas formas sutis, como o prana, tejas e ojas e as três gunas de sattva, rajas e tamas”.

Isso significa que os marmas controlam não apenas a forma exterior dos doshas, mas também suas essências internas ou formas dominantes (prana, tejas e ojas) e também a mente (sattva).


 Ásanas que estimulam os pontos marmas :

Posições sentadas em geral, em especial Padmasana, servem para fechar e proteger os marmas, para a prática da meditação e para a interiorização de nossas energias do prana e da mente.

As torções são geralmente excelentes para desprender a energia marma, melhorando assim o fluxo de prana através dos nadis, principalmente para os marmas das costas, nos quadris e nos ombros.

Posições em pé e de alongamento (trikonasana, virabhadrasana, parsvakonasana ou padangusthasana) servem para abrir e expandir o sistema marma, ligando-o a fontes externas de prana e vitalidade.

Flexões para trás (como ustrasana e urdhva dhanurasana) geralmente abrem os marmas localizados no peito e na frente do corpo e podem estimular fortemente a energia marma.

Flexões para a frente (como janu sirsasana, marichyasana e paschimotanasana) são melhores para os marmas nas costas do corpo e são mais calmantes para a energia marma.

Posições que trazem o peito para a frente, como a do cachorro que olha para cima e a posição cobra (urdhva mukha svanasana e bhujangasana) são boas para estimular os marmas do peito.

Posições invertidas ajudam a estimular os marmas na cabeça e na região superior do corpo, dependendo da natureza da inversão. As posições com a cabeça erguida são muito poderosas para os marmas na cabeça. Os ombros levantados são excelentes para os marmas no pescoço.

 PRAKRITI (a matéria) e os GUNAS (suas qualidades)

Segundo o Sámkhya, a filosofia pré-vêdica que embasa o Yoga e o Ayurveda e que classifica e estuda todo o processo da Criação do Universo, essa Criação começa a partir da interação de um princípio espiritual, transcedental, Purusha, com um princípio vital, material, Prakriti, que manifesta as qualidades da natureza material através dos três gunas.

A importância das qualidades da matéria, Prakiriti, é que sempre estão presentes em todos os estados de consciência e revelam nosso estado mental e espiritual:

• SATTVA = LUZ, potencial espiritual, equilíbrio, conhecimento, inteligência, paz, pureza,mente (equilíbrio)
• RAJAS = MOVIMENTO, potencial da vida, transformação, processos mentais, expansão, prana, atividade, paixão (relação com Vata e Pitta)
• TAMAS = INÉRCIA, potencial da matéria, ignorância, erro, apatia, corpo, a fala (relação com Kapha)

Da combinação dos Gunas surgem os cinco elementos (PANCHA MAHA BHUTAS):

TERRA, ÁGUA, FOGO, AR e ÉTER

No plano sutil as energias de PRANA, TEJAS e OJAS, relacionadas diretamente a
Vata, Pitta e Kapha, são essências vitais que alimentam os Doshas no plano físico.

PRANA: ar; força vital; consciência superior (ponto Marma: bexiga)
TEJAS: fogo; luz interior; pensamentos; percepção (ponto Marma: coração)
OJAS: água; vigor; essência do alimento; calma (ponto Marma: cabeça)

Das diferentes freqüências ou vibrações dos elementos surgem os DOSHAS.

OS TRÊS DOSHAS: VATA, PITTA E KAPHA

Os doshas ou estados de espírito biológicos são os fatores mais importantes por trás da saúde e da doença. Para que possamos entendê-los com mais facilidade podemos compará-los às três forças em funcionamento na atmosfera:
– Vata como o vento;
– Pitta como o calor (principalmente a força do sol)
– Kapha como a umidade (tanto na Terra como na atmosfera).

O vento, o calor (temperatura) e a umidade em sua interação criam todos os diferentes padrões de tempo no planeta Terra. Eles são responsáveis por todas as mudanças de temperatura e pelo clima externo, conforme flutuam ao longo das estações do ano. Da mesma forma, os três doshas agem sobre nosso clima interno ou atmosfera interna por meio de suas interações infinitas de movimento (Vata), calor (Pitta) e umidade (Kapha), por meio dos ritmos de tempo e do processo de envelhecimento. A saúde consiste no desenvolvimento preciso e na interação harmoniosa dos três doshas. A doença é causada por seus desequilíbrios, excessos e movimentos inadequados.

Através da prática do Yoga, em seu sentido mais profundo, a experiência da auto-realização a que se propõe, é possível elevar nossa consciência a um nível que transcenda dor e sofrimento, carma e renascimento, e através de ásanas (posturas físicas), pranayamas (controle da respiração), bandhas (fechos energéticos internos) e mantras (sons que protegem a mente) equilibrar os doshas.

(livro “Ayurveda e a Terapia Marma” -Dr. Avinash Lele, Dr. David Frawley e Dr. Subhash Ranade).

 Para promover o equilíbrio de todos os Doshas, todos os tipos devem praticar:

 Pawanmuktasana - a série Pawan (vento) Mukta (liberar) Ásana (postura) é uma das mais importantes e tem um profundo efeito na mente e corpo humanos, sendo uma das ferramentas mais úteis para o gerenciamento de desequilíbrios e manutenção da saúde.
É uma contribuição especial da Bihar School of Yoga e dos ensinamentos de Paramahansa Satyananda.. É a primeira série ensinada no hatha yoga e é essencial para a fundação firme da vida no yoga. Desenvolve uma valiosa compreensão do significado do ásana através do desenvolvimento da consciência dos movimentos do corpo e os efeitos sutis que eles tem em vários níveis do ser. Os ásanas removem os bloqueios que limitam o livre fluxo de energia do corpo e mente e promove saúde total.

 Surya Namaskara – a saudação ao sol foi trazida pelos sábios iluminados da Era Védica. O sol simboliza a consciência espiritual e, em tempos antigos, era venerado todo o dia. Para o yoga, o sol é representado pela nadi pingala, ou surya nadi, o canal prânico que transporta a energia da vida. Essa série dinâmica não é tradicional do hatha yoga, pois foi adicionada ao grupo original de ásanas em tempos posteriores. No entanto, é uma forma efetiva de alongar, soltar, massagear e tonificar todas as juntas, músculos e órgãos internos do corpo. Sua versatilidade e aplicação a torna um dos métodos mais usados para promover saúde, vida ativa e vigorosa, e ao mesmo tempo preparar para o despertar espiritual e expansão da consciência.
Produz equilíbrio ao sistema energético, físico e mental.

 Pranayamas – por meio dos pranayamas, técnicas respiratórias com finalidades específicas, é possível aumentar o fluxo de prana através dos chakras, nadis e marmas e fluir a energia entre o corpo físico e sutil.

 Nadi Shodhana Pranayama – a respiração com alternação das narinas, iniciando pela esquerda, é a mais indicada para equilibrar todos os doshas porque alterna a energia que flui através de ida e pingala, equilibrando os opostos.

 Bandhas
Práticas como Uddiyana bandha e o Nauli, que têm a finalidade de abrir o plexo solar, são excelentes para os marmas na região do estômago e para regular o Pitta nessa área do corpo.
Práticas como o Mulabandha, que prendem a energia no chacra da raiz, são excelentes para os marmas na base da espinha e para regular o Vata.
Práticas como Jalandhara bandha e a prática mais básica da Ujjayi Pranayama são excelentes para os marmas na região da garganta e para regular o Kapha nessa região.

 Mantras – os mantras facilitam o fluxo do prana por meio dos pontos marmas e são uma importante ferramenta para protegê-los e regulá-los.

 HUM – bija mantra especialmente usado para proteger pontos marmas e proporcionar uma energia mais inflamável para aumentar o Agni.

 OM – prana bija que tem o som de origem da energia e da vitalidade, traz a força imortal do Eu superior (Atman) e é expansivo e ascendente em seus efeitos.

Dos livros “Ayurveda e a Terapia Marma” e “Asana Pranayama Mudra Bandha”.

Informações e Recomendações para equilibrar os Doshas, através dos hábitos diários e da prática do Yoga:

 VATA

Prana – força da vida – absorção

Elementos e Gunas :
Em repouso = éter (sattva)
Em movimento = ar (rajas)

Chakras: 4º Anahata (ar-coração) e 5º Vishudha (éter – garganta)

REGE: a respiração, a atividade cardíaca, cintura escapular, membros superiores, afetos, sentimentos, glândula Timo, as percepções, o transporte dos fluídos, controla a mente e os sentidos, agilidade e boa comunicação, tireóide, voz, cervical, cérebro.

TENDÊNCIAS A DISTÚRBIOS FÍSICOS: baixa resistência a doenças, fraqueza, dor nas costas, ciática, ossos (artroses), vulnerabilidade nas articulações (artrites), problemas intestinais (prisão de ventre), dores no corpo em geral, depleção de tecidos, stress, desidratação, asma, varizes, distúrbios menstruais.

TENDÊNCIAS A DISTÚRBIOS EMOCIONAIS E PSICOLÓGICOS: medos, ansiedade, insônia, memória ruim, perturbações na mente e do sistema nervoso, depressão, hipocondríaco.

CARACTERÍSTICAS FÍSICAS: estrutura corporal magra, ossuda, possuem velocidade e flexibilidade, apetite instável, frágeis.

CARACTERÍSTICAS PSICOLÓGICAS: ativos, criativos, gostam de coisas novas, atividades físicas e mentais, hipersensíveis, talentosos, nervosos, consumismo.

SENSÍVEIS: ao vento, ao frio e a secura.
EVITAR: movimentos abruptos, práticas fortes demais, pressão nas juntas e articulações.

TERAPIAS INDICADAS: massagem com óleos aquecidos de gengibre, cálamo, canela, sândalo e rosas (calmantes), que também podem ser misturados ao óleo de sésamo, mais pesado. Essências favoráveis de cânfora, cedro, eucalipto, jasmim, limão, mirra, laranja, rosa, sálvia.
Condimentos benéficos: manjericão, louro, bétula, pimenta do reino, cominho, cardamomo, pimenta vermelha, cravo, alho, lótus, noz moscada, sálvia, açafrão, baunilha.

CORES: quentes – dourado, vermelho, laranja e amarelo – ou úmidas e apaziguantes como o branco e tons claros de verde ou azul.

ALIMENTAÇÃO: dever ser rica e nutritiva, com bastante açúcar, sal ou substâncias amargas e uso moderado de condimentos.

 NO YOGA PRATICAR:

 ÁSANAS:
Para acalmar, aterrar, realizados com suavidade e leveza, manutenção sem tensão
Fortalecer costas e juntas
Reduzir a tensão do intestino grosso e baixo abdomem, incluindo liberação de
gases e relaxamento das tensões.
Praticar as duas primeiras séries de Pawan Mukta Asana

Surya Namaskara bem dinâmico (promove aterramento, aquece e mantém as
articulações e os intestinos em boas condições)

No relaxamento: soltar-se na imobilidade.
Balásana
Savasana (20 a 30 min.) bem aquecido com cobertor, apoios sob a cabeça,
joelhos, pés, mãos e olhos cobertos.

 PRANAYAMA:
Respirar com ênfase na inalação
Pranayama Samavriti (Ex:4-4-4-4),repiração quadrada
Anuloma Viloma, com ritmo e sem retenções prolongadas

 BANDHA:
MulaBandha (contração do períneo) durante os ásanas, para tonificar o aparelho excretor e para energizar os dois primeiros chakras básicos que promovem aterramento.

 MANTRAS: suaves e por pouco tempo, em voz baixa e silenciosamente:
RAM para trazer proteção e paz.
HRIM para relaxar e energizar.

 MEDITAÇÃO com ênfase no presente. Visualizar a cor Vermelho.
É o dosha mais beneficiado pelas práticas de concentração e meditação.

CONSELHO: ENFATIZAR A AÇÃO EM VEZ DO PENSAMENTO; ALMEJAR O DESENVOLVIMENTO CONSTANTE E A PAZ DE ESPÍRITO.


PITTA
Foco – determinação – poder pessoal – ordem

Elementos e Gunas:
Fogo e água – Rajas e Sattva

Chakras : 3º Manipura (fogo-plexo solar)

REGE: o calor corporal, a digestão, o estômago, intestino delgado, fígado, vesícula, emoção, auto-estima, poder pessoal, percepção, julgamento, determinação, clareza, discernimento, propulsão, paixão, coragem.

TENDÊNCIAS A DISTÚRBIOS FÍSICOS: infecções, inflamações, febre, úlceras, problemas estomacais, sanguíneos, desarranjos intestinais, pele, hipertireoidismo, hipertensão, distúrbio hepático.

TENDÊNCIAS A DISTÚRBIOS EMOCIONAIS E PSICOLÓGICOS: raiva, ódio, ciúmes, irrita-se facilmente (pavio curto), super competitivo, tensão, falta de paciência, agressivos, anti-sociais.

CARACTERÍSTICAS FÍSICAS: estrutura regular, com desenvolvimento dos músculos, peso moderado, flexibilidade nas juntas, pouca tolerância ao calor, capacidade de lutar contra doenças, resistente ao frio, grande apetite.

CARACTERÍSTICAS PSICOLÓGICAS: possui foco e determinação, disciplina, consistente, clareza nos julgamentos, discernimento da mente, líderes naturais.

SENSÍVEIS: ao calor e à claridade (os olhos são controlados por Pitta)
EVITAR: invertidas sobre a cabeça por muito tempo, tomar muito sol, usar cores fortes.

TERAPIAS INDICADAS: massagem com óleo de côco acalma a mente, os nervos e a pele e pode ser aplicado na cabeça, cabelo e órgãos do sentido. Óleos frios de essências de flores ou aromas amargos: sândalo, rosa, folha de limoeiro, lavanda, lírio, açafrão, gardênia e madresiilva. Condimentos benéficos: coentro, açafrão, erva-doce, camomila, lima, mirra, hortelã, baunilha, absinto.

CORES: frias – branco, azul ou verde e tons pastéis – evitar cores vibrantes e quentes.

ALIMENTAÇÃO: rica em substâncias doces, amargas e adstringentes, temperada com pouco condimento ou só os que acalmam.

 NO YOGA PRATICAR:

 ÁSANAS :
Calmantes, que pressionam a área solar e estomacal. Devem liberar calor e tensão do intestino delgado e abdome central, refrescando o sangue e fígado.
Movimentos lentos ou com permanências sem criar tensão, trabalhando em 75% da capacidade.
Segunda série do Pawan Mukta Asana equilibra Pitta pela massagem na área do plexo solar.
Surya Namaskara com Ujjayi suave.

No relaxamento: é o dosha mais beneficiado pela prática de relaxamento. Deixando-se ficar imóvel e relaxado.
Balásana
Savasana – 15 a 25 min. Com apoio sob os joelhos, mãos e saquinho nos olhos.

 PRANAYAMAS : sedantes, com ênfase na expiração.
Pranayama Shitali, Nadi Shodhana, Sitkari, Chandra bheda e lentas respirações
abdominais

 BANDHAS:
Uddiyana Bandha e Nauli para abrir o plexo solar, Kapalabhati sem exagero.

 MANTRAS: frios e suaves – OM – AIM – SHRIM – SHAM, que esfriam a mente,
as emoções e os nervos (respectivamente).

 MEDITAÇÃO:
Yoganidra, meditação composta de relaxamento com visualizações
Visualizar a cor Azul.

CONSELHO: SER MAIS RECEPTIVO, NÃO ENTRAR EM CONFLITO COM OS OUTROS, SER MODERADO NOS ATOS, BUSCAR UMA VISÃO EQUILIBRADA E ATITUDES PONDERADAS.

KAPHA
Estabilidade – contentamento – longevidade – coerência

Elementos e Gunas:
Em repouso = Terra – Tamas
Em movimento = água – Sattva

Chakras: 1º Muladhara (terra- base da coluna) e 2º Swadhisthana (água- abaixo do umbigo)
REGE: tecidos, a proteção do corpo contra o calor, vento, deterioração e ruptura, a força, a paciência, a longevidade, a hidratação, a nutrição, a base dos sentimentos e emoções.

TENDÊNCIAS A DISTÚRBIOS FÍSICOS: bronquite, asma (pulmões), rins, estômago, rinite, sinusite, diabetes, garganta (tosse), enfizema, acúmulo de água, muco e gordura (obesidade), doenças cardíacas, cansaço.

TENDÊNCIAS A DISTÚRBIOS EMOCIONAIS E PSICOLÓGICOS: apego, fixação, excesso mental.

CARACTETÍSTICAS FÍSICAS: estrutura troncuda, forte, fértil, resistente a doenças, boa saúde.

CARACTERÍSTICAS PSICOLÓGICAS: emocionalmente feliz, carinhosos, estáveis e conservadores.

SENSÍVEIS: ao frio e ao ar parado.

EVITAR : umidade

TERAPIAS RECOMENDADAS: massagem vigorosa com aplicação de calor e óleos que aquecem como eucalipto, cânfora, canela, Artemísia, mirra, cedro, sândalo (pouco). O óleo de mostarda ajuda a diminuir Kapha.
Condimentos benéficos: gergelim, pimenta vermelha, mostarda, açafrão, sésamo, cardamomo.

CORES: quentes, em tons brilhantes e fortes contrastes – laranja, amarelo, dourado e vermelho. Evitar Azul claro e rosa.

ALIMENTAÇÃO: leve, com gosto forte, amargo e adstringente, uso livre de condimentos e jejum ocasional.

 NO YOGA PRATICAR:

 ÁSANAS:
Que abrem ombros e estômago, feitos com entusiasmo e determinação – ênfase nas invertidas e exercícios aeróbicos.
Cultivar menos horas de sono.
Ásanas que liberem congestão e estagnação na região do estômago e peito, ajudando a eliminar muco.
Pawan Mukta Asana para drenar o excesso de energia da base para os chakras superiores.
Surya Namaskara com vinyasas e ásanas mais movimentados e dinâmicos.

 PRANAYAMAS: respiração profunda, com retenções mais longas e vigor.
Bhastrika, Ujjayi , Surya Bhedana e respiração completa com ritmo (1;4;2;4)

 BANDHAS Jalabandhara

 MANTRAS:
HUM – dissipar energias negativas AIM – OM – estimulantes.

 MEDITAÇÃO
Visualizar na cor Dourada

CONSELHO: MANTENHA A MENTE ENTUSIASMADA, O CORPO LEVE E EM MOVIMENTO, QUENTE E SECO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário