terça-feira, 3 de junho de 2014

YAMAS - a ética de conduta do yoga - SATYA, o compromisso com a verdade

 सत्य
2º YAMA - SATYA – VERACIDADE; COMPROMISSO COM A VERDADE.

Satya pratisthayam kriya phalasrayatvam
Livro II – Sadhana Pada – sutra 36

“Para aqueles cujos princípios estão assentados na veracidade, as ações e seus resultados tornam-se subservientes.”
Os Sutras do Yoga de Patanjali – tradução e comentários por
 Sri Swami Sachidananda


A ética do yoga está baseada nos Yamas e Nyamas. O domínio dessa proscrição Satya, verdade, deve ser o de fazer coincidir pensamentos, palavras e atos. Mas também é necessário considerar o que falamos, como falamos e como isso afeta os outros.

O sábio Vyása (fundador do sistema Vedanta, sistematizador do Veda e autor do Brahma ou Vedanta Sutra – c. 200 a.C) afirma:

 “a palavra pronunciada com o propósito de comunicar o próprio pensamento a outrem é verdadeira, desde que não engane ou confunda. A palavra deve pronunciar-se não para ferir, mas para beneficiar. Porque, se ferir, não produzirá harmonia, apenas sofrimento.”  (Yoga Prático – Pedro Kupfer)

Não mentir não é somente se esforçar para dizer a verdade, mas também procurar que a palavra não cause prejuízo ou dano aos outros.

A mentira cria tensão mental e emocional, isso nos impede de harmonizar e tranqüilizar nossa mente. A mentira gera um desgaste energético não desejável para o yogui.
Se mentirmos criamos uma cisão interna: o Eu profundo   perde a confiança no Eu mentiroso.
A nossa energia fica dividida e há conflito de interesse entre as duas partes. A ausência da coerência entre pensamentos, palavras e atos gera instabilidade na mente e por essa razão deve ser evitada.

Também na prática de asanas e pranayamas devemos manter satya, a honestidade como pano de fundo. Isto significa utilizar todo nosso potencial enquanto praticamos, mas não fingir aquilo que não conseguimos fazer. Se conseguirmos estender e elevar a perna, então fazemos isso, se não podemos, não tentamos forçar nosso corpo além do limite. A honestidade com nós mesmos é condição psicológica fundamental para uma prática segura e consciente.
Sem satya nós nos afundamos cada vez mais numa ansiedade tirânica advinda da ambição e nos tornamos mais e mais separados do nosso eu verdadeiro, distantes de quem realmente somos. O yoga perde sua essência, a integração.

“A verdade é a melhor aproximação racional que se pode alcançar do real.”
Georg Feuerstein

“A palavra satya em sânscrito significa verdade. Satya é um valor universal porque todo ser humano valoriza a verdade e ninguém quer ser enganado. Esse valor básico pela verdade, que parece não precisar ser cultivado, não muda com o tempo, nem varia de pessoa para pessoa.”

Do livro Purna Vidya – Vedic Heritage Teaching Programme Part 6 – Values-Swamini Pramananda Saraswati e Sri Dhira Chaitanya –disponível no sitewww.purnavidya.org

“A Verdade é Deus, e Deus é a Verdade”. Mahatma Gandhi
Sobre a forma de viver com a verdadeira ética "... Os vedas dizem que nada que não se baseie na verdade pode frutificar ou trazer bons resultados. A verdade é a Alma em comunicação com o estado consciente....
Luz na Vida, do mestre B.K.S. Iyengar


“A verdade não se limita apenas à palavra. Há quatro pecados da língua: abuso e obscenidade; afirmar falsidades, caluniar ou fazer intriga e, por último, ridicularizar o que para os outros é sagrado.” A Luz da Yoga, B.K.S. Iyengar

Nenhum comentário:

Postar um comentário